quinta-feira, 13 de maio de 2010



A inclusão digital é uma iniciativa para fazer com que a sociedade tenha acesso aos recursos da tecnologia da informação e aprenda a utilizá-la, por isso não adianta apenas disponibilizar laboratórios de informática sem ter alguém que seja capacitado para ensinar. Existem vários lugares que fornecem computadores com internet no Brasil, mas em relação à velocidade da evolução tecnológica isso não está obtendo sucesso, pois os pontos de acesso à Rede Mundial não param de crescer e os computadores não são usados com frequência, o Programa Telecentros é um exemplo disso, em 2007 eles eram responsáveis por 6% dos acessos à internet no país, foi um crescimento de 100% em relação a 2006, mas em 2008 este número caiu pela metade e ficou em 3%, apesar desse número ter caído esse programa obteve sucesso com algumas oficinas que atraíram um público mais diversificado e foi comprovada a eficácia das oficinas efetuadas.

A Lei da Informática (Leis 8.248, 10.176 e 11.077) concede diminuição do Imposto sobre produtos Industrializados (IPI) para empresas produtoras de determinados hardwares e que invistam em Pesquisa e Desenvolvimento.

A lista mais recente dos produtos que podem ser incentivados consta no Decreto nº 6.405, de 19.03.2008.
A empresa pode obter redução de 80% do IPI do produto incentivado (esta regra vale até 2014, sendo reduzida após esta data). Sendo assim, se a alíquota de IPI do produto incentivado é de 15%, a empresa recolherá somente 3% ao invés de 15%.

O investimento a ser feito, até o ano de 2014 é de 4% do faturamento anual dos produtos incentivados, descontados os impostos de comercialização (COFINS, PIS, ICMS, IPI).

A empresa que desejar obter o incentivo submeterá um pleito ao MCT. No pleito devem constar informações dos produtos, do projeto de pesquisa, informações sobre a empresa e o processo de fabricação.


O Governo tem alguns projetos facilitam a compra de computadores pelas pessoas que não tinham condição obtê-los, também há vários outros Programas Nacionais de Inclusão Digital que oferecem computadores com acesso à internet e vários cursos, também está sendo prevista a criação de um Plano Nacional de Banda Larga para deixar o preço da internet mais acessível para as populações de baixa renda, mesmo com tudo isso a exclusão digital ainda é muito grande no Brasil, a quantidade de acessos à web cresceu nos últimos anos, mas 65% dos brasileiros acima dos 10 anos não tiveram acesso à internet.

Contudo, o que não podemos é desistir, e sim sempre nos atualizar de todas as formas possíveis pra que todas as pessoas utilizem da forma mais benéfica possível todos esses recursos.

Fontes:

http://inclusaodigital.wikidot.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inclusão_digital#Inclus.C3.A3o_Digital_no_Brasil
http://cienciaevida.atarde.com.br/?p=7325

3 comentários:

  1. A informática no Brasil sempre esteve em desvantagem(em comparação com mercados internacionais na area da computação(EUA, Japão, UE)). A RESERVA DE MERCADO(reserva imposta pela 1° lei de informatica do Brasil (Lei Federal nº 7.232/84,) que induzia fortemente o governo e a iniciativa privada a formação e especialização no desenvolvimento de conhecimento na área de arquitetura de hardware, microeletronica e etc, foi uma das medidas que mais nos atrasou em relação aos outros países. Enquanto em 1974 a importação para o mercado interno em informatica chegava aos 98,6% paises como a França e o Japão chegava a 42% e 26% respectivamente. O Brasil só fará algum progresso(significativo em termos mundiais) seja em qualquer área, quando começar a ver a educação como ponto de partida para um futuro maior.

    ResponderExcluir
  2. Mais especificamente, a inclusão digital aqui no Brasil, está aumentando cada vez mais. Praticamente toda a população é usuária de um ou mais aparelhos com microprocessadores. Quem não tem um celular hoje em dia? Há grandes fatores que facilitam isso, mais será que estamos à par de toda tecnologia de ponta e das novidades? O grande desafio está nesse ponto! Temos que saber o que é para poder usufruir da melhor forma possível e concerteza usar isso para o nosso bem.
    Espero que o governo invista em maiores recursos, porque um país civilizado que quer se tornar uma grande potência necessita invitavelmente disso.

    ResponderExcluir
  3. Na minha opnião falta força de vontade no apoio que o governo da a informática. Ele da incentivo fiscal e cria postos de inclusão digital, mas não capacita a população para que ela saiba o que fazer com o computador. Assim o governo poderia até dar um computador para cada pessoa, mas sem o conhecimento e sem saber o que fazer com ele, a ferramenta serviria apenas para meras conversas no menseger e orkut. O Brasil é um pais muito rico e ao mesmo tempo pobre, rico pela diversidade cultural, pela força do povo e pobre na educação e no intelecto. Espero ver o dia em que o Brasil se torne o país do conhecimento e não o país do futebol(e nem isso é mais).

    [Evandro Teles].

    ResponderExcluir