quinta-feira, 10 de junho de 2010

TG5 - O profissional e o mercado de trabalho

Áreas do Profissional da Computação

Administrador de banco de dados
O Administrador de banco de dados (DBA - DataBase Administrator) é responsável por manter e gerenciar bancos de dados, ou sistema de banco de dados. Este profissional gerencia, atualiza, monitora o centro das informações de um sistema.

Analista de redes
O analista de redes ou administrador de redes tem a incumbência de gerenciar o rede local, bem como recursos computacionais diretamente relacionados à rede.
O Perfil deste profissional deve possuir curso técnico ou superior em Redes de Computadores, Ciência da Computação ou equivalente, e/ou ser uma pessoa com grande experiência na área de informática. É importante que seja familiarizado com os equipamentos e software com os quais trabalha, tendo como forma de comprovação as tão valorizadas certificações, emitidas por grandes empresas através de provas. Exemplos são as MCP, MCSA e MCSE, certificações profissionais da Microsoft; E também a famosa Formação Cisco-CCNA, vista por muitos profissionais como requisito obrigatório para quem deseja garantir sua vaga no mercado de grandes empresas, em início de carreira.

Analista de segurança
Responsável pela segurança da rede (equipamento, sistemas operacionais de servidores e clientes e programas utilizados). Também monitora tentativas de invasão e uso indevido dos recursos da rede, além de definir e manter as regras de uso dos recursos computacionais da empresa.
Formação recomendada: Curso Superior em Ciência da Computação, Informática ou Engenharia da Computação ou qualquer outra área de base matemática.

Analista de sistemas
O analista de sistemas ou atualmente mais conhecido como sistematizador de informações, é aquele que tem como finalidade realizar estudos de processos computacionais para encontrar o melhor e mais racional caminho para que a informação virtual possa ser processada. Este profissional estuda os diversos sistemas existentes entre hardwares e softwares e o usuário final, incluindo seus comportamentos e aplicações.

Analista de suporte
O analista de suporte é um profissional de TI especialista em tecnologias, constantemente atualizado com novidades mercadológicas de Hardware e Software. Cuida da manutenção da estrutura física de computadores, da estrutura de Rede de área local de computadores e de sistemas operacionais. Ainda segundo Antonio B Duarte Jr, diretor da Arth Informática, o Analista de Suporte é também um gestor de pessoas e relacionamentos.

Designer
O designer gráfico é o profissional habilitado a efetuar atividades relacionadas ao design gráfico. Logo, o designer gráfico é aquele profissional que traz ordem estrutural e forma à informação visual impressa. Exemplos de produtos do trabalho de um designer gráfico são as páginas diagramadas de um livro ou uma revista, a configuração visual de uma embalagem, logotipos de empresas e instituições, fontes tipográficas, entre outros. O escopo de sua atividade pode também se estender à reflexão das possibilidades de estruturação visual das mensagens e sua repercussão social: assim como um arquiteto não apenas projeta edifícios mas também reflete acerca da organização do contexto urbanístico de um assentamento humano, é papel do designer gráfico não apenas desenvolver soluções visuais de comunicação, mas também refletir acerca do atual âmbito de produção e consumo de mensagens.

Programador web
Um profissional de programação web é responsável pelo desenvolvimento de sites, portais, fóruns e aplicações voltadas para o ambiente da internet. Normalmente estes serviços podem ser acessados por meio de um navegador e ficam hospedados em servidores web.

Programador
Um programador pode ser alguém que desenvolve ou faz manutenção de software em um grande sistema mainframe ou alguém que desenvolve software primariamente para uso em computadores pessoais.

Tecnologia da Informação (Modo Geral)

Para ele, o domínio do inglês é fundamental para o profissional de tecnologia trabalhar no mercado global. Rueda considera o inglês dos brasileiros “suficiente”, mas eles precisam focar sua atenção para entender as novas tecnologias. “Vale lembrar que o conhecimento é perecível. É preciso garantir que a preparação aconteça com intensidade e também com freqüência”, defende.

Áreas e tecnologias do Futuro!
Háptica: um ramo da ciência que estuda a integração da sensação do tato ao mundo da eletrônica e da informática.
Utilizando a enorme capacidade de processamento dos supercomputadores e mecanismos de feedback ativo, cientistas da Universidade de Linköping, na Suécia, criaram um conjunto de algoritmos - passos lógicos que compõem um programa de computador - que permitem não apenas que se veja, mas também que se sinta qualquer forma tridimensional cujas imagens estejam em formato digital.

Realidade Aumentada (RA) é uma linha de pesquisa dentro da ciência da computação que lida com integração do mundo real e elementos virtuais ou dados criados pelo computador. Atualmente, a maior parte das pesquisas em RA está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador. Pesquisas avançadas incluem uso de rastreamento de dados em movimento, reconhecimento de marcadores confiáveis utilizando mecanismos de visão, e a construção de ambientes controlados contendo qualquer número de sensores e atuadores.

Chips Wireless:
IBM e a MediaTek juntaram-se para tentar desenvolver chips sem fios ultra-rápidos para o mercado doméstico. Com isto, acreditam ser possível transferir 5gb de dados em apenas 5 segundos. Tal motivação para o desenvolvimento deste tipo de chips prende-se com o fato das redes wireless, utilizadas nas nossas casas, permitirem já a transmissão de som e vídeo entre qualquer aparelho eletrônico: TV, aparelhagem, portáteis, telemóveis, entre outros.

Wimax:
Este padrão é similar ao padrão Wi-Fi (IEEE 802.11), que já é bastante difundido, porém agrega conhecimentos e recursos mais recentes, visando a um melhor desempenho de comunicação.

Skinput: pele substitui touchpads e telas sensíveis ao toque.
Computador Biológico:
Computação utilizando células.
Processador quântico.

Henrique César Vasconcelos Mendes

Fontes:
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/carreira/quais_as_areas_de_atuacao_em_informatica_tecnologia

2 comentários:

  1. Os profissionais do setor de tecnologia da informação faziam praticamente tudo, não havia uma setorização desses profissionais, mas hoje com o desenvolvimento que houve na tecnologia os cursos de graduação da área de Computação e Informática possuem muitas especializações que fazem com que os futuros profissionais de tecnologia da informação precisem escolher a área em que deverão se esforçar mais para que o investimento que eles fizerem nela não seja perdido no futuro, por isso devem tentar investir nas possíveis tendências para o futuro e evitar que uma boa parte dos seus conhecimentos sejam desvalorizados.

    ResponderExcluir