quinta-feira, 22 de julho de 2010

TG10 - Computador e Sociedade



Desde seu surgimento a Internet tem sido utilizada para diversos propósitos diferentes, atualmente, ela se encontra cada vez mais inserida em nossa sociedade fazendo com que sejam bastante discutidos os impactos positivos, que podem ser comodidade, rapidez e qualidade, ao proporcionar a comunicação e interação entre pessoas do mundo inteiro, além de ser utilizada como meio de entretenimento, busca por informações e no comércio, e os negativos,que surgem devido à má utilização da Internet.A informática está presente em vários lugares e está causando mudanças comportamentais nas pessoas e sociedades.

A internet vem sendo desenvolvida para ter mais qualidade e rapidez para facilitar o acesso a diversos arquivos e deve se tornar um instrumento de desenvolvimento social possibilitando a partilha de bens como a memória, a percepção e a imaginação, mas por ela possibilitar acesso rápido e fácil a grandes quantidades de informação, poderá também facilitar o acesso a informações não recomendáveis e mesmo com to esse avanço tecnológico há pessoas que não possuem acesso a essa enorme quantidade de informações fazendo com que haja uma divisão social.

Hoje os pais devem tomar bastante cuidado ao investir em aparato tecnológico e ensinar os seus filhos a usarem, pois é preciso educá-los sobre como usá-lo de maneira responsável, ética e segura e também é dever do educador orientar no uso correto da rede, indicando as conseqüências da utilização inapropriada não só para o indivíduo mas também para a sociedade.Os pais desempenham papel importante na educação, mas podem não saber impor limites ou não ter conhecimento dos perigos que seus filhos correm devido ao uso descontrolado da internet.


Fontes:

http://www.cassao.eti.br/portal/informatica-e-sociedade

http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo508.shtml

http://ruifms.files.wordpress.com/2009/03/criancas-e-a-internet.jpg


Igor Rodrigues Paiva.

2 comentários:

  1. Há aproximadamente 30 anos, o computador era exclusivamente usado pelas empresas, a idéia de rede era de alguns computadores conectados. Hoje a Internet vai além, sendo um dos principais meios de interação entre pessoas, de disseminação da informação e da realização de negócios. A Internet precisou de apenas 4 anos para atingir um público de 50 milhões de pessoas. Para essa mesma marca o rádio levou 38 anos e a TV levou 13 anos.

    [Evandro Teles]

    ResponderExcluir
  2. O computador evoluiu em sua capacidade de armazenamento de informações, que é cada vez maior, o que possibilita a todos um acesso cada vez maior a informação. Isto significa que o computador agora representa apenas um ponto de um novo espaço, o ciberespaço. Essas informações contidas em computadores de todo mundo e presentes no ciberespaço, possibilitam aos usuários um acesso a novos mundos, novas culturas, sem a locomoção física. Com todo este armazenamento de textos, imagens, dados, etc.

    ResponderExcluir