quinta-feira, 6 de maio de 2010

Evolução tecnológica na área de informática.:



Do Hardware:
O hardware é uma parte essencial no processo de calculo e armazenamento de dados, sendo indispensável para o processamento e compartilhamento de informações.
Com o marco do intel 80386, que foi um divisor de aguas no que diz respeito a integração de circuitos; Temos também o padrão IDE; Placas de audio Sound Blaster; Placas Graficacas; CD; DVD; Blu-Ray; HVD; Padrão USB e etc.
Todas essas melhorias trouxeram uma grande mobilidade, interatividade, comodidade, possibilitando a convergência entre as mídias digitais e ajudando em varias áreas da sociedade.

Do Software:
Os softwares se desenvolveram muito nas duas últimas décadas e se tornaram altamente complexos e caros, vários programas foram criados, sistemas operacionais da Microsoft, Mosaic que foi o primeiro browser gráfico, jogos virtuais, aplicativos para celulares e muitos outros também foram feitos para que facilitem diversas tarefas das pessoas, devido às suas inúmeras utilidades e por trazerem melhorias para a população os softwares podem ser encontrados facilmente em muitos lugares e acabam alterando bastante a cultura das pessoas mudando suas formas de sociabilidade tradicionais, com isso os softwares passaram a estar tão presentes na vida das pessoas que se tornaram difíceis delas deixarem de utilizá-los.

Das Redes de Computadores:
Com a padronização das redes corporativas na década de 90 foi possível a comunicação entre os computadores independente de suas arquiteturas de hardware e software. Com o aumento da necessidade de comunicação foram desenvolvidas novas tecnologias: Frame-Relay, ISDN, ATM, VPN, etc. Criação da tecnologia ethernet, adoção da família de protocolos TCP/IP, instalação de Backbones transatlânticos de fibra óptica, criação do WWW e do browser Netscape são fatores que permitiram a Internet tornar-se a rede mundial de computadores. Mudanças estruturais nas redes permitem integrar serviços de videoconferência, voz sobre IP, TV interativa, ensino a distância e realidade virtual.

Dos Fundamentos da Computação:
Ciência da computação é o estudo dos algoritmos, suas aplicações e de sua implementação, na forma de software, para execução em computadores eletrônicos.
Desempenha um papel importante, na área de ciência da computação, a formalização matemática de algoritmos, como forma de representar problemas decidíveis, i.e., os que são susceptíveis de redução a operações elementares básicas, capazes de serem reproduzidas através de um qualquer dispositivo mecânico/eletrônico capaz de armazenar e manipular dados. Um destes dispositivos é o computador digital, de uso generalizado, nos dias de hoje.
Também de fundamental importância para a área de ciência da computação são as metodologias e técnicas ligadas à implementação de software que abordam a especificação, modelagem, codificação, teste e avaliação de sistemas de software.
Os estudos oriundos da Ciência da Computação podem ser aplicados em qualquer área do conhecimento humano em que seja possível definir métodos de resolução de problemas baseados em repetições previamente observadas. Avanços recentes na ciência da computação tem impactado fortemente a sociedade contemporânea.


Fontes.:
http://teteraconsultoria.com.br/blog/o-impacto-da-tecnologia-de-informacao-na-sociedade-do-futuro/

http://oinstituto.org.br/p2p/?p=53

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cronologia_da_evolução_dos_computadores#D.C3.A9cada_de_1990

www.fmr.edu.br/material/GSI/3_semestre/.../Redes-aula12.doc

www.babooforum.com.br/forum/index.php?showtopic=223648

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cronologia_da_evolu%C3%A7%C3%A3o_dos_computadores#D.C3.A9cada_de_1990

http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_2000#Tecnologia

3 comentários:

  1. Os hardwares se tornaram mais acessíveis para a sociedade, pois tendem a ficarem menos caros, também ficaram menores e mais rápidos, e os softwares ficaram mais caros e complexos, mas a qualidade deles aumentou bastante para facilitar ainda mais as várias tarefas do usuário, essas são algumas consequências importantes da evolução dos hardwares e softwares nas duas últimas décadas.

    Igor Rodrigues Paiva.

    ResponderExcluir
  2. Há aproximadamente 30 anos atrás, a idéia de rede era de alguns computadores conectados, hoje a rede vai além, sendo um dos principais meios de interação entre pessoas, de disseminação da informação e da realização de negócios. A Internet precisou de apenas 4 anos para atingir um público de 50 milhões de pessoas. Para essa mesma marca o rádio levou 38 anos e a TV levou 13 anos. É um grande salto para toda a humanidade.

    Evandro Teles

    ResponderExcluir
  3. Sobre o "Hardware", vale ressaltar que ele foi cada vez mais aperfeiçoado para alcançar níveis de velocidade cada vez melhores, além de que houve a miniaturização. Ainda está lutando contra o superaquecimento.
    Sobre o "Software", está perfeito, assim como as "Redes de Computadores" só com o incremento da nova tecnologia, rede WiFi.

    ResponderExcluir