quinta-feira, 17 de junho de 2010

TG6 - Informática: a regulamentação profissional





Vários projetos sobre a regulamentação profissional na área de informática tramitam no Senado Federal, existem muitas polêmicas sobre esses projetos, pois a regulamentação depende muito da profissão podendo beneficiar a população se ela for rígida, com base em diploma, ou não.Na área de informática uma regulamentação baseada em diploma pode ser prejudicial aos interesses da sociedade, pois o mercado de trabalho pode selecionar os melhores profissionais independentemente de seus diplomas e que estão de acordo com as suas necessidades.
A atuação de profissionais da área de informática não é restringida em vários países, não seria ruim para o Brasil se ele possibilitasse o livre exercício da profissão na área de informática, pois ele já possui um grande déficit de profissionais dessa área que só tende a crescer por causa do mercado de software e serviços de TI no país que deverá crescer 15% ao ano.Fazendo isso, o país poderia estar possibilitando que um grande avanço na área de informática não deixe de ocorrer, como exemplos temos fatos que ocorreram em outros países, Bill Gates que não terminou seu curso de graduação em Harvard e não poderia ter trabalhado na área e iniciado a maior empresa de software do mundo, Tim Berners-Lee não teria inventado e implementado a primeira versão da World Wide Web, já que ele tem apenas um diploma de Física, entre outras grandes descobertas que ocorreram nessa área por ela não ter sido restringida.Há também uma comunidade de software livre que funciona permitindo que qualquer pessoa contribua no desenvolvimento dos aplicativos, as contribuições são aceitas considerando-se exclusivamente a qualidade do código produzido.
A exigência do diploma valoriza a carreira acadêmica, mas pode encarecer a mão-de-obra e pode gerar uma burocracia que pode atrapalhar a área da informática e há pessoas que acreditam que contratando um profissional sem formação estará correndo riscos, então a regulamentação profissional que ainda é um assunto polêmico ainda deve ser bastante discutido para que ocorra da forma que melhor beneficiará a sociedade.

Igor Rodrigues Paiva.

Fontes:
http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=107&content=news&id=5982

http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/jornalPDF/ju392pag02.pdf

4 comentários:

  1. Um dos argumentos mais fortes a favor da regulamentação é de que ela é necessária para proteger a sociedade, pois determinadas profissões podem causar danos sociais, principalmente os que levam à exposição de vidas humanas. Nestes casos, justifica-se a submissão dos profissionais às regras de órgãos fiscalizadores. Acredito que a Informática ainda não é vista como uma profissão que gera riscos, pelo número de pessoas que são contra a regulamentação, mas daqui a alguns anos, quando Médicos tiverem que passar por bateria de jogos de simulação virtual antes de operar pacientes reais(Engenheiros, Pilotos, etc)? Os profissionais em TI devem sim ter a profissão regulamentada! Pode ser que acabe gerando injustiça para alguns profissionais que já exercem a profissão sem ter o diploma, mas no geral acaba contribuindo para todos os níveis da sociedade.

    [José Vitor Barroso Pontes]

    ResponderExcluir
  2. A restrição do exercício da profissão na área de informática a detentores de diplomas de alguns cursos não condiz com a realidade, nem no Brasil nem no exterior. Em nenhum país com economia avançada essa restrição existe: Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Japão, Itália, Canadá, por exemplo, não restringem a atuação de profissionais da área. Nossos concorrentes diretos na busca por atração de oportunidades na área de computação e informática, em especial Índia, China, Irlanda e Rússia, também não colocam qualquer restrição à atuação na área.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Nem sempre foi assim, à alguns anos atrás nem se pensava na grande utilidade do computador na aprendizagem de um aluno. E muito menos se sabe sobre os benefícios futuros que o mesmo trará.
    Só sabemos que está sendo de grande ajuda e é uma boa forma de acelerar o processo de aprendizagem, realmente com os grandes avanços e, em especial os avanços da internet, tem-se uma melhor interação com o Mundo.
    Até mesmo o uso deste blog é uma pequena forma de inclusão nesse vasto mundo digital!

    ResponderExcluir